segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Paris est magnifique!

Já estamos em Paris e está muito difícil escrever no blog. Estamos chegando exaustos, claro, e depois de baixar as fotos do dia e atualizar o facebook, admito que fico com preguiça de escrever aqui também. Mas vamos lá... não posso prometer atualizações diárias, mas alguma coisa vai!

A viagem está maravilhosa! A cidade é linda de praticamente todas as esquinas em que estivemos. Do nada, surge um prédio maravilhoso, uma igreja grandiosa, um palácio, uma praça... e tudo vai ficando cada hora mais lindo.

A Notre Dame é lindíssima!!! Por dentro e por fora. São muitos os detalhes! Dá pra ficar sentado olhando por horas. A Église de la Madeleine impressiona por sua arquitetura diferente (parece um templo romano) e tamanho.

O chafariz da Place de la Concorde é lindo. O Arc de Triomphe também! E a Torre Eiffel, nem se fala! Estivemos lá no sábado, debaixo do maior sol. Não subimos ainda. Mas a ideia é ir num fim de tarde para pegar o anoitecer lá em cima.

O Louvre e o Jardin des Tuilleries também são sensacionais! Andamos por 4 horas no Louvre e, claro, não vimos tudo. Lá o que gostei mais foram os apartamentos de Napoleão. Tem um salão e uma sala de jantar de tirar o fôlego.


As casas de doces e chocolates também deixam a pessoa atordoada. Fomos apenas numa mais discreta, a Foucher. Mas vou provar o macarron do Ladurée, comprar uma caixa fofa da Cure Gourmande, uma trufa do Fauchon e um pain au chocolat do Paul. Vamos ver o estrago na balança depois. E olha que consegui emagrecer 3 quilos com a dieta pré-férias!

Já comprei tb meus carambar, caramelos de infância. É tanta coisa, que ainda nem provei pra ver se o gosto ainda é o mesmo. Ou se corresponde à lembrança que tenho na memória.

Na seção guloseimas, provamos o sorvete Berthillon, na Île Saint Louis, num domingo de sol. Bom demais!

Outra coisa que notamos é como os franceses são soltinhos nos parques. É muito comum ver casais aos beijos e amassos na grama. Com crianças pequenas e tudo por perto! E os pais nem cobrem os olhos delas. Hahahaha.

Agora, em três dias, os pés estão um bagaço. Para amenizar um pouco, bus e metrô.
Os onibus são bem direitinhos. No ponto, tem um painel com o número dele e em quanto tempo ele chegará ali. E funciona. O metrô é mais antigo, mais sujo, mas é muito bom. Na volta pra casa, já exausta, de onde vc estiver, pode chegar em outro ponto. Basta ir fazendo as trocas de linhas no meio do percurso. E, super rapidamente estamos na rua de nossa hospedagem. O único problema é, eventualmente, o cêcê da francesada.

Outra coisa interessante é que, nos bistrôs e brasseries, as cadeiras das mesas que ficam nas calçadas, ficam todas viradas para a rua. Você passa e tem um paredão de gente sentada em cadeiras na calçada, olhando o movimento. É engraçado.

Um comentário:

  1. Amélie Poulan total, né? hahaha...

    Que delícia, anoguinha!! Aproveitem muito, muito, muito!!

    Bjuxx!!

    ResponderExcluir