quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Impressões sobre Montevidéu


Panderkats en las ramblas de Montevideo

Hoje, enfim, consegui parar para escrever um pouco sobre a viagem a Montevidéu, no Uruguai. A cidade é pequena, tranquila e bonita nas áreas históricas e turísticas. Ficamos dois dias e acho que foi suficiente para conhecer o principal. Só seria necessário ficar um ou dois dias a mais se a ideia fosse conhecer Punta del Leste e Colonia del Sacramiento também, cidades bem próximas e ainda menores.


La Puerta de la Ciudadela

Não sei bem se foi porque era um fim de semana com segundo turno de eleições presidenciais e com horários de funcionamento diferentes do normal, mas a impressão é que Montevidéu é uma cidade muito calma e silenciosa. O trânsito é super tranquilo. Os motoristas não dirigem em alta velocidade, não ultrapassam sinais vermelhos nem de dia e nem de noite, o pedestre é respeitado (basta parar na faixa de pedestres que os motoristas deixam você atravessar) e não há congestionamentos - nem mesmo depois que foi anunciada a vitória de Mujica para a presidência e o movimento nas ruas aumentou consideravelmente. Com tudo isso, Montevidéu é realmente uma cidade muito agradável!


Panderkats em frente ao Teatro Solis

O passeio pelas ramblas - o calçadão da orla do Rio da Prata - é muito gostoso. Na parte em que há areia, as pessoas vão à 'praia' e a vista é mais bonita. Na parte em que não há areia, o calçadão serve de pista de caminhada, ponto de encontro de amigos para tomar o chimarrão juntos, um local tranquilo para ler um livro ou meditar. As pessoas param seus carros ao lado do meio fio, deixam janelas e portas dos carros abertas e sentam-se em cadeiras de praia no calçadão para apreciar a vista. Tudo na maior paz e tranquilidade. Muito diferente da nossa orla carioca.



Panderkats en la Rambla

As praças da cidade - e são muitas: Independencia, Contitución, Cagancha e outras... - são bem gostosas também.



Plaza de la Independencia, onde fica o prédio da presidência

O lugar mais movimentado em que estivemos foi certamente o Mercado del Puerto, local que reúne vários restaurantes de parilladas. Os shoppings também têm movimento grande, mas nada comparado aos daqui.



Mercado del Puerto

Taxistas são taxistas em qualquer lugar - pelo menos nos que fomos até agora - e gostam de puxar papo e saber da sua vida. Com exceção daquele que nos levou do aeroporto para o hotel, que ameaçava dormir. Um deles, nos perguntou porque escolhemos visitar Montevidéu justamente naquele fim de semana. Eu disse que foi quando deu pra irmos. E perguntei porque ele dizia isso. A resposta foi: Porque está a maior confusão nas ruas por causa das eleições. Deveriam ter vindo em outra época. Mas, disse que estava achando muito legal ver aquela animação toda.



População comemora vitória de Mujica indo em direção da Plaza de la Independencia

Outra coisa curiosa é que nas muretas das ramblas - são várias - há inscrições como "Só Cristo salva", "Jesus te ama" e outras do gêneros, pichadas.


Assim como Freddo está para Buenos Aires, La Cigale está para Montevidéu. Tem uma sorveteria dessa em todo canto que você vai. E é ótima! Nessas cidades o lance é escolher o sorvete de doce de leite, a iguaria local. O sorvete é maravilhoso. Ai, ai...



Sorvetinho sensacional. Eu provei o dulce de leche almendrado. Uma perdição!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Muitos posts para escrever e tão pouco tempo!

Quero muito escrever mais sobre Montevidéu e postar umas fotos também, mas acho que ainda vai ficar para amanhã. Na segunda, saímos do hotel às 3h, fomos para o aerporto e pegamos o voo das 6h e pouco para Porto Alegre. De lá, pegamos outro às 10h e tanto para o Rio e eu fui direto para o trabalho. Devo dizer que só dormi uma hora na noite de domingo para segunda, depois de passearmos o dia inteiro, e dei umas cochiladas no avião. Na segunda de noite, quando cheguei em casa, só deu tempo de tomar banho, botar umas roupas para lavar, comer um sanduiche, estender as roupas e dormir! Fato inédito: peguei no sono às 22h30. Acordei às 2h, assustada. Lembrei que não tinha agendado o despertador do celular para o dia seguinte e precisava escovar os dentes. Fiz o que tinha que fazer e... fui dormir de novo. Só acordei na terça às 9h.

E hoje, fiz várias outras coisinhas depois que cheguei da minha mãe - fui lá dar um oi ao vivo - e só agora parei no computador. E, embora bem recuperada, já começo a ter sono de novo e acho que vou preferir dormir logo. Amanhã, prometo, me dedico aos posts da viagem!